sábado, 17 de outubro de 2009

Fórum Sindical

Na sexta-feira do dia 02 de outubro, o professor Valdivino F. de Almeida (presidente da Diretoria Colegiada do SINMPMCS) e o professor Jaivan Acioly (Coordenador de Finanças do SINMPMCS) estiveram na cidade de Tanhaçu - BA para parciparem de um fórum sobre os problemas educacionais e o fortalecimento dos sindicatos.

O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Tanhaçu, contou a presença de sindicatos da educação de vários municípios das regiões sul e oeste da Bahia. Esteve presente também o ilustre deputado Severiano Alves (PDT-BA) que, já presidiu por duas vezes a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal e, atualmente, preside as Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional. Severiano falou sobre a educação e direitos fundamentais, a aprovação do Piso Salarial dos Professores (do qual foi autor/relator) e da sua luta por uma educação de melhor qualidade nos municípios.

O SINMPMCS, em parceria com sindicatos de vários municípios da região, está na luta pelo fortalecimento dos sindicatos municipais, numa tentativa de impedir que instituições clandestinas possam explorar, irresponsavelmente, os trabalhadores da educação nos municípios.


A participação no evento foi de suma importância para aquisição de conhecimentos voltados aos direitos educacionais e trabalhistas. As experiências adquiridas estão sendo utilizadas para melhorias na reformulação do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Colégio EPM realiza projeto sobre o meio ambiente

Foi realizado no Colégio Estadual Presidente Médici, no dia 14/10/2009, o Projeto Pedagógico "Consumo Sustentável, Consumo responsável, Desenvolvimento, Cidadania e Meio Ambiente".

O referido projeto teve por objetivo estimular o interesse para assuntos ambientais, desenvolvendo na comunidade local a preocupação quanto ao consumo exagerado e sem controle, principalmente, dos recursos naturais. Objetivou ainda conscientizar os participantes quanto a importância do consumo responsável e do respeito pelo meio ambiente.

O projeto que estava previsto para acontecer em dois dias, infelizmente, realizou-se em apenas um. E nesse dia, os alunos estiveram discutindo e informando sobre temas como: efeito estufa e aquecimento global, desmatamento, o uso de biomassas, acordos internacionais, produção de fontes energéticas alternativas, recursos tecnológicos, controle ambiental, etc.; sempre com o cuidado de observar também os reflexos da degradação ambiental no convívio social.

Quanto a organização, o alunado se preocupou com o consumo responsável de materiais utilizados no próprio evento; demonstraram cuidado quanto ao uso de produtos que pudessem poluir o ambiente, atentando sempre para a sua reutilização. E, em se tratando de economia, comparando com eventos semelhantes e anteriores, eles souberam ornamentar com criatividade e o mínimo de recursos possíveis, manifestando compreensão exemplar quanto ao tema do projeto.

Com isso, o Colégio Estadual Presidente Médici evidencia que está no caminho certo como proposta educacional; que, apesar das dificuldades atuais da educação, demonstra interação com seus alunos e sua comunidade, sendo exemplo de superação.

Parabéns a todos!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Já é hora

Companheiros:

Ficou acertado, na última Assembleia Extraordinária da classe, que a Diretoria Colegiada do Sindicato do Magistério Público Municipal convocaria os candidatos a preifeito da eleição suplementar, do dia 25 próximo, para fazer as reivindicações concernentes ao progresso de valorização almejado pela classe, a saber:

-reposição salarial, de acordo com os repasses feitos pelo Governo Federal;
-reformulação da Lei 12 (Plano de Carreira do Magistério);
-cumprimento do disposto em lei quanto a contratações e nomeações feitas no setor educacional;
-combate aos privilégios, contrários aos interesses coletivos;
-exigência para que os recursos referentes à educação sejam geridos pela respectiva secretaria;
-melhor aplicabilidade dos recursos do Fundeb, sobretudo a parcela destinada à manutenção das unidades escolares (40% do Fundo); dentre outras.

O expediente de ouvir os referidos candidatos seria de grande interesse para a classe, uma vez que é importante saber quais são as propostas de melhoria que eles apresentariam para a evolução do sistema educaional do nosso município, que, no momento, clama por socorro.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prova do Enem é Cancelada

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram canceladas nesta madrugada de primeiro de outubro. Houve suspeita de vazamento do conteúdo da prova, que seria aplicada nos dias 03 e 04 deste mês em todo o país.
O Ministério da Educação pensa em remarcar o exame para daqui a 45 dias.
É lamentável o quanto as instituições brasileiras são frágeis quando se refere ao bem público!
Minha indignação não é só pelo cancelamento das provas do Enem, mas pela a oportunidade que tantos acham de corromper as esferas públicas do nosso país.
Veja mais:
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/10/01/ult105u8763.jhtm