sábado, 17 de outubro de 2009

Fórum Sindical

Na sexta-feira do dia 02 de outubro, o professor Valdivino F. de Almeida (presidente da Diretoria Colegiada do SINMPMCS) e o professor Jaivan Acioly (Coordenador de Finanças do SINMPMCS) estiveram na cidade de Tanhaçu - BA para parciparem de um fórum sobre os problemas educacionais e o fortalecimento dos sindicatos.

O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Tanhaçu, contou a presença de sindicatos da educação de vários municípios das regiões sul e oeste da Bahia. Esteve presente também o ilustre deputado Severiano Alves (PDT-BA) que, já presidiu por duas vezes a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal e, atualmente, preside as Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional. Severiano falou sobre a educação e direitos fundamentais, a aprovação do Piso Salarial dos Professores (do qual foi autor/relator) e da sua luta por uma educação de melhor qualidade nos municípios.

O SINMPMCS, em parceria com sindicatos de vários municípios da região, está na luta pelo fortalecimento dos sindicatos municipais, numa tentativa de impedir que instituições clandestinas possam explorar, irresponsavelmente, os trabalhadores da educação nos municípios.


A participação no evento foi de suma importância para aquisição de conhecimentos voltados aos direitos educacionais e trabalhistas. As experiências adquiridas estão sendo utilizadas para melhorias na reformulação do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Colégio EPM realiza projeto sobre o meio ambiente

Foi realizado no Colégio Estadual Presidente Médici, no dia 14/10/2009, o Projeto Pedagógico "Consumo Sustentável, Consumo responsável, Desenvolvimento, Cidadania e Meio Ambiente".

O referido projeto teve por objetivo estimular o interesse para assuntos ambientais, desenvolvendo na comunidade local a preocupação quanto ao consumo exagerado e sem controle, principalmente, dos recursos naturais. Objetivou ainda conscientizar os participantes quanto a importância do consumo responsável e do respeito pelo meio ambiente.

O projeto que estava previsto para acontecer em dois dias, infelizmente, realizou-se em apenas um. E nesse dia, os alunos estiveram discutindo e informando sobre temas como: efeito estufa e aquecimento global, desmatamento, o uso de biomassas, acordos internacionais, produção de fontes energéticas alternativas, recursos tecnológicos, controle ambiental, etc.; sempre com o cuidado de observar também os reflexos da degradação ambiental no convívio social.

Quanto a organização, o alunado se preocupou com o consumo responsável de materiais utilizados no próprio evento; demonstraram cuidado quanto ao uso de produtos que pudessem poluir o ambiente, atentando sempre para a sua reutilização. E, em se tratando de economia, comparando com eventos semelhantes e anteriores, eles souberam ornamentar com criatividade e o mínimo de recursos possíveis, manifestando compreensão exemplar quanto ao tema do projeto.

Com isso, o Colégio Estadual Presidente Médici evidencia que está no caminho certo como proposta educacional; que, apesar das dificuldades atuais da educação, demonstra interação com seus alunos e sua comunidade, sendo exemplo de superação.

Parabéns a todos!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Já é hora

Companheiros:

Ficou acertado, na última Assembleia Extraordinária da classe, que a Diretoria Colegiada do Sindicato do Magistério Público Municipal convocaria os candidatos a preifeito da eleição suplementar, do dia 25 próximo, para fazer as reivindicações concernentes ao progresso de valorização almejado pela classe, a saber:

-reposição salarial, de acordo com os repasses feitos pelo Governo Federal;
-reformulação da Lei 12 (Plano de Carreira do Magistério);
-cumprimento do disposto em lei quanto a contratações e nomeações feitas no setor educacional;
-combate aos privilégios, contrários aos interesses coletivos;
-exigência para que os recursos referentes à educação sejam geridos pela respectiva secretaria;
-melhor aplicabilidade dos recursos do Fundeb, sobretudo a parcela destinada à manutenção das unidades escolares (40% do Fundo); dentre outras.

O expediente de ouvir os referidos candidatos seria de grande interesse para a classe, uma vez que é importante saber quais são as propostas de melhoria que eles apresentariam para a evolução do sistema educaional do nosso município, que, no momento, clama por socorro.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Prova do Enem é Cancelada

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram canceladas nesta madrugada de primeiro de outubro. Houve suspeita de vazamento do conteúdo da prova, que seria aplicada nos dias 03 e 04 deste mês em todo o país.
O Ministério da Educação pensa em remarcar o exame para daqui a 45 dias.
É lamentável o quanto as instituições brasileiras são frágeis quando se refere ao bem público!
Minha indignação não é só pelo cancelamento das provas do Enem, mas pela a oportunidade que tantos acham de corromper as esferas públicas do nosso país.
Veja mais:
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/10/01/ult105u8763.jhtm

domingo, 27 de setembro de 2009

Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada 26.09.09


Na manhã de sábado, 26.09.09, reuniu-se, em convocação extraordinária, a Diretoria Colegiada do SINMPMCS para discutir e deliberar sobre formalidades da Assembleia Geral Extraordinária de 28.09.09 a ser realizada no Salão Paroquial da Igreja Católica Matriz de Cândido Sales-BA.
A reunião teve início às 10 horas.

O presidente da Diretoria Colegiada, professor Valdivino, iniciou falando da necessidade de reunir extraordinariamente naquele dia para discutir detalhes sobre a Assembléia da segunda-feira. E franqueou a palavra para que os demais diretores pudessem manifestar sobre a participação e o transporte dos professores dos distritos no dia da assembleia.

O professor Carlos Sérgio lembrou das dificuldades que a atual diretoria teve para organizar a classe e criar este sindicato. Acrescentou que sua fala na assembléia de segunda-feira será também no sentido de mostrar a importância do SINMPMCS para os professores e trabalhadores da educação do município.

O professor Jaivan Acioly falou das dificuldades superadas pelo sindicato. Lembrou dos embates com o poder público enquanto o sindicato estava sendo criado.

Retomando a pauta da reunião, ficou decidido que haveria transporte para os filiados de Lagoa Grande e Quaraçu. Depois, o professor Sérgio apresentou a seguinte proposta para melhor conduzir os trabalhos durante a assembléia de segunda-feira: 1º. apresentar para a Assembleia a Certidão Sindical; 2º. eleger os membros para o Conselho Municipal de Educação; 3º Deixar a Assembleia manifestar e, só depois, seguir a pauta normalmente, conforme edital de convocação. Em seguida, o professor Valdivino apresentou um relatório constando o valor aluno/ano 2008, valor aluno/ano 2009, crescimento dos recursos do valor aluno/ano em 19,2%, reajuste na previsão de repasses de acordo com a portaria interministerial Nº 788 de 14/08/2009 e a redução nos repasses das verbas do FUNDEB, informando ainda o reajuste de 12% conseguido pela classe na folha de maio de 2009.

Voltando a discussão para a pauta da assembléia de segunda-feira, foi formulada, apreciada e aprovada, apresentar como proposta da diretoria para assembléia o seguinte: realizar, nas escolas, até a data de pagamento (10.10.09) uma “operação tartaruga” e, caso o pagamento não ocorra na data prevista, imediatamente, no dia 13.09.2009, os professores prepararia os alunos, pais de aluno e a comunidade, para uma paralisação no dia 14.10.09, quarta-feira.

O professor Jaivan observou que a proposta deve ser considerada a partir do dia 30.10.2009. E caso seja comprovado o não-pagamento dos demais trabalhadores da educação que recebem pelo FUNDEB 40%, deve-se dar prosseguimento à proposta anterior que foi aprovada por todos.
Não havendo mais nada a tratar, a reunião foi dada por encerrada. Pra constar, a sessão foi documentada em vídeo, foto e ata assinada por todos.

VALDIVINO FRANCISCO DE ALMEIDA
Presidente da Diretoria Colegiada

SUELI OLIVEIRA LIMA
Vice-Presidente da Diretoria Colegiada

JAIVAN SOUSA ACIOLY
Coordenador de Finanças

GILMAR PEREIRA LIMA
Secretário Executivo

CARLOS SÉRGIO FERNANDES ROCHA
Coord. Assuntos Jurídicos e Relação do Trabalho

VIVALDO PEREIRA ROCHA
Coord. Educação, Esporte e Cultura

JAZON MOREIRA SILVA
Coord. de Aposentados

MANUEL OLIVEIRA LIMA
Suplente da Diretoria Colegiada

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O sindicato do Magistério Público Municipal de Cândido Sales – BA, através de sua Diretoria Colegiada, CONVOCA todos os profissionais da educação deste município para uma Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no Salão Paroquial da Igreja Católica Matriz (Praça Dom Cli-mério S/N – C. Sales) segunda-feira (28/09/2009) às 8 horas em primeira convocação e às 9 horas em segunda convocação para discutir e deliberar a seguinte pauta:
PAUTA DA ASSEMBLÉIA:
1. Escolha dos membros do Conselho Municipal de Educação;
2. Discutir e deliberar sobre o atraso de pagamento;
3. O que ocorrer.
Cândido Sales - BA, 21 de setembro de 2009.
Valdivino Francisco de Almeida
Presidente da Diretoria Colegiada

“GATO ESCALDADO TEM MEDO DE ÁGUA FRIA”

No dia dez de setembro, toda classe dos professores e trabalhadores da educação, foi surpreendida com a informação por parte do prefeito em exercício, Jaime Evangelista, que os pagamentos referentes ao mês de agosto do corrente ano, não seriam efetuados, alegando que os recursos do FUNDEB não foram suficientes para que os pagamentos fossem liquidados.

Procedimento que nós da diretoria colegiada do Sindicato do Magistério Público Municipal não aceitamos, pois conforme extrato fornecido pelo Tesouro Nacional, os valores despertam suspeitas de desvio de conduta quanto à aplicação dos recursos do FUNDEB.

Tomando conhecimentos dos fatos, a diretoria colegiada do sindicato do magistério pú-blico municipal, temendo se repetir o mesmo desgoverno e as mesmas práticas realizadas pelo ex-prefeito Amilton Fernandes Vieira no ano de 2004, quando os pagamentos dos professores e trabalhadores da educação, também foram atrasados (fato esse, que levou a classe a impetrar junto a Promotoria Pública Estadual, uma ação Civil Pública de seqüestro das verbas do antigo Fundef, para que os salários em atraso fossem recebidos). “Como gato escaldado tem medo de água fria”, imediatamente convocou seus membros para uma reunião, na qual deliberaram as seguintes ações, conforme resumo de ata abaixo:

RESUMO DA ATA DE REUNIÃO DA DIRETORIA COLEGIADA .
1- Fazer uma representação formal junto ao Ministério Público Federal, requerendo a prestação das contas do Fundeb, a pontualidade do pagamento dos professores e trabalhadores da educação, denunciando o desvio de finalidade das verbas do FUNDEB em Cândido Sales-BA.
2- Fazer requerimento solicitando o uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal para que a Diretoria Colegiada possa tratar do atraso de pagamento dos professores e a não-prestação de contas do Fundeb no município.
3- Reunir-se com a Secretária de Educação no dia 17.09.09, às 16 horas, conforme a-gendamento, para discutir sobre os atrasos de pagamento dos professores e demais trabalhadores da educação e a prestação das contas do FUNDEB.

Com essas ações, esperamos que as irregularidades sejam resolvidas, ou uma paralisação da classe poderá ser deliberada na assembleia do dia 28/09/2009, nesta segunda-feira.

DIRETORIA COLEGIADA

JUDICIAL

Tramita na Comarca de Cândido Sales uma Ação de Reparação de Danos Materiais contra a prefeitura municipal deste município. A referida ação, que já está em fase final para ser sentenciada, foi movida pelo SINMPMCS em 2007 em favor da Classe e contesta o não-repasse das verbas do então FUNDEF referente aos anos de 2003 e 2004, época que esse fundo teve maior crescimento. O processo já se encontra concluso ao Dr. Leonardo, Juiz desta Comarca, para ser sentenciado. É o que informa a Assessoria Jurídica do SINMPMCS.

SALARIO FAMÍLIA



O salário família 2010 é um benefício criado pelo governo brasileiro para completar a renda familiar, ajudando a pessoas suprirem despesas com educação, saúde, moradia e alimentação. O programa não é uma criação recente, ele existe desde a década de 30 e serviu de base para outros benefícios sociais.

Para receber o salário família, é preciso avaliar diversos fatores, como a distribuição de renda entre as pequenas que residem na casa. Somente tem direito ao benefício os trabalhadores com remuneração inferior e com filhos menores de 14 anos. O programa tem como missão combater a pobreza, seguindo as normas do INSS para que a distribuição do dinheiro seja feita da forma correta.

Salário Família 2010: valores e como receber

Para receber o benefício social, é necessário ter uma remuneração mensal dentro da faixa salarial correspondente ao programa, as alterações nos cálculos variam pouco de um ano para o outro.

De acordo com a Portaria Interministerial nº 48, de 12 de fevereiro de 2009, o valor do salário-família desde 1º.2.2009, é de R$ 25,66, por filho de até 14 anos de idade ou inválido de qualquer idade, para quem ganha até R$ 500,40. Para o trabalhador que recebe de R$ 500,40 até R$ 752,12, o valor do salário-família por filho de até 14 anos de idade ou inválido de qualquer idade, é de R$ 18,08.

Portanto, confira seu contracheque. Caso tenha alguma dúvida, busque orientação no SINMPCS.

DIRETORES SINDICAIS PRESTIGIAM GINCANA EM LAGOA GRANDE

Convidados pelos organizadores da Gincana Folclórica das escolas do Distrito de Lagoa Grande, no dia 05/09/09, estiveram presentes no evento o presidente da diretoria colegiada sindical, professor Valdivino F. de Almeida, o professor Gil e o compositor Noel Barbosa, que participaram do júri nesse dia.
O evento foi um exemplo de manifestação educacional. Embora dispusessem de poucos recursos, souberam muito bem superar as dificuldades e organizar uma excelente programação.

Havia três equipes estudantis: a verde, a azul e a amarela. Todas participando com muito empenho e animação. As provas foram muito bem elaboradas e surpeendentes. Sendo vencedora a equipe amarela.

Eleições para Diretores nas Escolas

O SINMPMCS constatou que o município tem um número grande de diretores que não são do quadro efetivo. E uma das lutas que sua diretoria vem travando com o poder público municipal é a realização de eleições diretas para Diretores nas escolas públicas do município. O poder público deve democratizar sua administração.
Só assim, garantiremos uma gestão democrática na educação do nosso município.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

RESUMO DA ATA DE REUNIÃO DA DIRETORIA DO SINMPMCS

Aos dezesseis dias de setembro do ano de dois mil e nove, reuniu-se a Diretoria Colegiada do SINMPMCS para discutir e deliberar sobre os atrasos de pagamento dos professores e trabalhadores da educação. Ficou decidido as seguintes ações da Diretoria Colegiada nesta semana:

1. Fazer uma representação formal junto ao Ministério Público Federal, requerendo prestação de contas do FUNDEB, a pontualidade do pagamento dos professores e demais trabalhadores da educação, denunciando o desvio de finalidade das verbas do FUNDEB em Cândido Sales –Ba.

2. Fazer requerimento solicitando o uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal para que a Diretoria Colegiada possa tratar do atraso de pagamento dos professores e a não-prestação de contas do FUNDEB no município.

3. Reunir-se com a Secretária de Educação no dia 17.09.09, às 16:00 H, conforme agendamento, para discutir sobre os atrasos de pagamento dos professores e demais trabalhadores da educação e a prestação de contas do FUNDEB .

OBS.: A qualquer momento poderá ser convocada uma Assembleia Extraordinária para discutir e deliberar sobre uma paralisação da classe.


DIRETORIA COLEGIADA

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Lei Nº 11.738/2008 - Piso Salarial Nacional

Para maiores esclarecimentos da Classe do Magistério Público Municipal de Cândido Sales - Ba, estamos publicando aqui a Lei que institui o piso salarial nacional.

Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Esta Lei regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica a que se refere a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) mensais, para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
§ 1º O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.
§ 2º Por profissionais do magistério público da educação básica entendem-se aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formação mínima determinada pela legislação federal de diretrizes e bases da educação nacional.
§ 3º Os vencimentos iniciais referentes às demais jornadas de trabalho serão, no mínimo, proporcionais ao valor mencionado no caput deste artigo.
§ 4º Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.
§ 5º As disposições relativas ao piso salarial de que trata esta Lei serão aplicadas a todas as aposentadorias e pensões dos profissionais do magistério público da educação básica alcançadas pelo art. 7º da Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, e pela Emenda Constitucional no 47, de 5 de julho de 2005.
Art. 3º O valor de que trata o art. 2º desta Lei passará a vigorar a partir de 1o de janeiro de 2008, e sua integralização, como vencimento inicial das Carreiras dos profissionais da educação básica pública, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios será feita de forma progressiva e proporcional, observado o seguinte:
I – (VETADO);
II – a partir de 1o de janeiro de 2009, acréscimo de 2/3 (dois terços) da diferença entre o valor referido no art. 2º desta Lei, atualizado na forma do art. 5º desta Lei, e o vencimento inicial da Carreira vigente;
III – a integralização do valor de que trata o art. 2º desta Lei, atualizado na forma do art. 5º desta Lei, dar-se-á a partir de 1º de janeiro de 2010, com o acréscimo da diferença remanescente.
§ 1º A integralização de que trata o caput deste artigo poderá ser antecipada a qualquer tempo pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
§ 2º Até 31 de dezembro de 2009, admitir-se-á que o piso salarial profissional nacional compreenda vantagens pecuniárias, pagas a qualquer título, nos casos em que a aplicação do disposto neste artigo resulte em valor inferior ao de que trata o art. 2º desta Lei, sendo resguardadas as vantagens daqueles que percebam valores acima do referido nesta Lei.
Art. 4º A União deverá complementar, na forma e no limite do disposto no inciso VI do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e em regulamento, a integralização de que trata o art. 3º desta Lei, nos casos em que o ente federativo, a partir da consideração dos recursos constitucionalmente vinculados à educação, não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado.
§ 1º O ente federativo deverá justificar sua necessidade e incapacidade, enviando ao Ministério da Educação solicitação fundamentada, acompanhada de planilha de custos comprovando a necessidade da complementação de que trata o caput deste artigo.
§ 2º A União será responsável por cooperar tecnicamente com o ente federativo que não conseguir assegurar o pagamento do piso, de forma a assessorá-lo no planejamento e aperfeiçoamento da aplicação de seus recursos.
Art. 5º O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.Parágrafo único. A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007.
Art. 6º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar ou adequar seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, tendo em vista o cumprimento do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, conforme disposto no parágrafo único do art. 206 da Constituição Federal.
Art. 7º (VETADO)
Art. 8º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 16 de julho de 2008; 187º da Independência e 120º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
Nelson Machado
Fernando Haddad
Paulo Bernardo Silva
José Múcio Monteiro Filho
José Antonio Dias Toffoli

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Orçamento e dissídio 2008

No dia 14/03/2008, no Salão Paroquial da Igreja Católica, situada na Praça D. Climério, S/N, na cidade de Cândido Sales-Ba, o SINMPMCS (Sindicato do Magistério Público Municipal de Cândido Sales) realizou uma Assembléia Geral, onde foi apresentado e aprovado o orçamento para 2008. Na ocasião, também foi discutido e aprovado o percentual de 40% (quarenta por cento) sobre o salário base para efeito de dissídio coletivo. A partir desse momento, o sindicato se encontra em campanha salarial para assegurar o dissídio à categoria.
Hoje (04/04/08), pela manhã, atendendo a convocação do Presidente do Sinmpmcs, a Diretoria Colegiada esteve reunida para discutir as ações do sindicato e eleições sindicais 2008. No entanto, não ficou nada definido quanto a composição de chapa. Mas o diálogo foi aberto, de modo que o sindicato permanece com a sua postura democrática saudável.