Companheiros e companheiras da educação de Cândido Sales! É hoje Dia do Trabalho. O que nos faz lembrar da nossa luta nos portões, pátios, cantinas e salas das escolas; mas nos faz lembrar também de uma luta muito mais árdua, mais dolorosa, que se dá além dos muros e portões das escolas. É a luta que travamos diáriamente contra aqueles que querem confundir nossos ideais. É a luta contra aqueles que querem enfraquecer o nosso espírito de união.
Ao longo desses quatro anos de existência do SINMPMCS, conseguimos preservar muito dos nossos direitos. Antes arrancados sem piedade ou o menor constrangimento de punição. Pois, esta última, raras vezes acontecia. E muitos dos nossos se viam calados, ameaçados pelos "donos do poder".
Aos poucos, esse papel está se invertendo. Temos voz e voto nos conselhos do municipio, acompanhando, fiscalizando e interferindo no comportamento do poder público executivo municipal, visando a construção de uma sociedade mais digna e mais justa. Temos o apoio de uma assessoria jurídica competente que nos ampara dando sua contribuição nas ações judiciais. E por falar em ações judiciais, a diretoria deste sindicato tem se preocupado em mostrar sua postura de agente participativo, fiscalizando, investigando e denunciando irregularidades nas administrações públicas. O que tem incomodado muita gente. Inclusive, aqueles que são representantes legais para investigar, denunciar e agir em defesa da nossa população, e nada fazem (como é o caso de alguns edis do nosso legislativo municipal). Assim, ficam atirando pedras no vazio para justificar a sua falta de ação... Lute conosco! Seja nosso defensor! Lute pela educação!
Hoje é um dia que representa a luta do oprimido contra o opressor. A luta daquele que tenta assegurar o seu direito conquistado no pó do giz aspirado, na transmissão de experiências de vida para a construção de conhecimentos e preparação de cidadãos éticos, formadores de opiniões e consciência humana de solidariedade. Por isso, neste 1º de maio, devemos refletir sobre qual tem sido nossa parcela de contribuição para a unificação dos companheiros que atuam na educação. Refletir sobre nossa atual situação e a de seis anos (mais precisamente no ano de 2000, onde muitos de nossos companheiros foram postos para fora do seu trabalho e não tinham nenhuma instituição de amparo). Refletir sobre a quem interessa a desunião em nossa catergoria. Quem vai lucrar com isso?
"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que sonhamos juntos é realidade", já dizia o grande baiano Raul Seixas. Por isso é que hoje paramos para refletir sobre a nossa luta em prol da categoria. E estamos mostrando que somos "realidade" que incomoda na vida de muitos. Pois já não sonhamos isoladamente como muitos faziam antes desta instituição ser criada.
Caros companheiros, devemos exercitar nosso espírito de união, procurando a diretoria do nosso sindicato, expondo nossas atitudes, nossa satisfação ou insatisfação. Logo-logo o Senado aprovará o FUNDEB (o que é bom para a nossa categoria, pois, entre outras, institui um piso salarial nacional) e precisamos estar atentos para as mudanças que deverão ocorrer nas leis municipais. Este Blog foi criado também com o propósito de interagir com os nossos filiados, para estreitarmos relações com aqueles que se põem a distância.
Que este dia seja símbolo da nossa união!
FELIZ DIA DO TRABALHO!
Atenciosamente,
DIRETORIA COLEGIADA
segunda-feira, 1 de maio de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário